Mata viva na cidade

Mata viva na cidade

Outros Hortos

Projetos já implantados de atividades públicas em hortos florestais
Antes de criar um projeto de área de visitação pública para a área do Horto Florestal Padre Rambo próxima à Estação Unisinos do Metrô, vamos observar alguns projetos já implantados em outros Hortos Florestais no Brasil.

HORTO FLORESTAL NAVARRO DE ANDRADE
Prefeitura Municipal de São Carlos (SP)

Fundado em 1953. São atribuições do Horto produzir mudas para arborização e jardins das áreas públicas; produzir mudas de espécies nativas para fins de preservação, paisagismo e reflorestamento de áreas de preservação permanente e reservas legais; identificação das formações vegetais e seus estágios sucessionais, e a elaboração das estratégias de regeneração destas formações; produzir adubo orgânico por meio de fermentação aeróbica (compostagem) a partir das sobras das manutenções de áreas verdes (competência da Horta Municipal); manter área de visitação pública para atividades lúdicas e de educação ambiental.
O horário de funcionamento do Horto é de segunda a sexta, das 7h às 17h. A doação de mudas é feita das 7h30 às 10h30, também de segunda a sexta.

Trilha ecológica
Inaugurada em 23 de abril de 2004, a trilha oferece um percurso de 350 metros em um local onde há mais de 30 anos existiam canteiros de mudas. Hoje, no mesmo lugar, encontramos árvores grandiosas como jequitibá branco, ipê roxo, araucárias, cabreúvas, entre outras. A trilha também leva a um pomar com pés de caqui, jabuticaba, siriguela, tangerina, e a um córrego que embeleza e refresca o ambiente. Na trilha ecológica, os visitantes também podem acompanhar de perto o trabalho da equipe de produção de mudas no Horto, que nos últimos três anos já manteve e distribuiu 150 mil mudas de árvores usadas no reflorestamento de matas ciliares e arborização de áreas urbanas. 

Nesta unidade são recebidos basicamente dois tipos de visitação: as monitoradas para atividades de educação ambiental, com a presença de cerca de 400 alunos da rede de ensino por mês e também pessoas que vem em busca de mudas para arborização urbana e reflorestamento, registrando uma média mensal de 190 pessoas.

Produção e Plantio de Mudas

Para promover a produção e o plantio de mudas nativas para recomposição de mata ciliar na cidade, foi firmado um convênio entre a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal) e a Prefeitura de São Carlos.

Hoje, a produção é de 50 mil mudas em sacos plásticos, destinadas à arborização urbana e 60 mil mudas em tubetes usadas exclusivamente para atender projetos de recuperação da vegetação nativa do município. Já foram plantadas cerca de 120 mil mudas para este propósito. O Horto atualmente tem uma diversidade de aproximadamente 110 espécies em produção.
 
Horto Florestal Navarro de Andrade
Rua Episcopal, 1.575 - Centro - CEP: 13560-905 - Telefone: (16) 3362-1000 - São Carlos - São Paulo – Brasil.



HORTO FLORESTAL DO LITORAL NORTE

Tramandaí – RS - SEMA

O Horto Florestal do Litoral Norte é uma área protegida destinada à conservação dos ecossistemas existentes na região, ao estudo e multiplicação de plantas nativas, à pesquisa e à educação ambiental. Criado em 26 de abril de 1993. A área total é de 45 ha.

A flora apresenta diversas plantas nativas, somando cerca de 260 espécies.Também são encontradas espécies exóticas, plantadas há muitos anos para o comércio de plantas ornamentais e para a fixação de dunas, como o eucalipto, o pinus e a casuarina. Essas espécies estão sendo retiradas gradativamente, dando lugar a árvores nativas em um projeto de reflorestamento da área.

Na fauna destacam-se a lagartixa-da-praia e o tuco-tuco- branco, espécies ameaçadas de extinção. Também são encontrados lagartos, tartarugas e preás. Um pequeno banhado ainda guarda algumas características originais, servindo de abrigo para muitas espécies, entre elas o ratão-do-banhado, a lontra, a garça-branca-pequena, a jaçanã e a saracura.



PRODUÇÃO DE MUDAS
Um centro de produção desenvolve estudos e o plantio de mudas e sementes de espécies nativas florestais, medicinais, frutíferas e ornamentais. As mudas são comercializadas e doadas para plantios em escolas e para campanhas ecológicas.
A compra de mudas deve ser feita em horário bancário, mediante pagamento do valor total com guia no Banrisul.


TRILHA INTERPRETATIVA

Diversas atividades de educação ambiental são realizadas e o destaque é a Trilha do Horto, com cerca de 1.100 metros de extensão, percurso aproximado de 50 minutos e grau de dificuldade leve.

A trilha guiada é gratuita e precisa de agendamento pelo telefone (51) 3684.3154.

Município: Tramandaí (Av. Fernandes Bastos, 3145)

Visitação:
 : Durante o veraneio, o Horto abre de terças-feiras a sábados, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Na baixa temporada, o funcionamento é de segundas a sextas-feiras, nos mesmos horários. O acesso ao local é gratuito.

Informações: 51. 3684.3154 - http://www.sema.rs.gov.br/sema/html/bioconh11.htm


HORTO FLORESTAL EDMUNDO NAVARRO DE ANDRADE
Rio Claro - SP

No final do século XIX, havia uma escassez de matéria-prima para manutenção e construção de ferrovias. Com o intuito de suprir a demanda de madeira para dormentes e carvão, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, criou Hortos Florestais, entre eles, o Horto Florestal Edmundo Navarro de Andrade, na cidade de Rio Claro (São Paulo) , Jundiaí, São Carlos e outras cidades, em homenagem a Edmundo Navarro de Andrade que, em 1914, trouxe da Austrália 144 espécies de eucalipto.
O Horto Florestal de Rio Claro, foi criado em 1909. Andrade teve sua residência no Horto, fazendo do local centro de diversas pesquisas sobre o eucalipto, onde foram arquivados os resultados de seus trabalhos, dando origem ao Museu do Eucalipto em 1916. A partir de 2002, pelo Decreto Estadual n. 46.819, o antigo Horto Florestal de Rio Claro foi classificado na categoria de Florestal, que visa o manejo sustentável dos recursos, a pesquisa e a visitação pública, tornando-se a FEENA (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade).
O "Horto Florestal de São Carlos", foi criado entre 1935 e 1936 juntamente com os hortos de Brasília e Ibitiúva. O horto de São Carlos está localizado em Guilherme Scatena em frente ao Parque Ecológico de São Carlos e está sob administração da Prefeitura Municipal de São Carlos desde 1953 nomeado oficialmente como Horto Florestal Municipal Navarro de Andrade.

TRILHAS E PROGRAMA CRIANÇA ECOLÓGICA: 

A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, em Rio Claro, tem várias opções de atividades para o público de Rio Claro e região. No setor de uso público da área verde, um dos destaques é o Programa Criança Ecológica, que acontece no município desde agosto de 2009 e é uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo com a prefeitura.

Voltado ao desenvolvimento da consciência ambiental em crianças de oito a dez anos, a iniciativa envolve atividades em espaço especialmente preparado e conta com a orientação de monitores treinados para atender ao público-alvo. Exibição de filmes e passeio pela Trilha da Saúde, uma das principais da Floresta, integram o programa, que recebe alunos de escolas públicas e particulares a partir de agendamentos feitos pela internet.


Distante apenas 900 metros do centro da cidade, representa uma das maiores reservas mundiais de plantação de eucalipto com 2.230 hectares, tamanho equivalente a cerca de 2.060 campos de futebol.
A estrada para acesso está totalmente pavimentada partindo da entrada próxima ao Shopping Center Rio Claro.

FLORESTA ESTADUAL EDMUNDO NAVARRO DE ANDRADE - FEENA
Bairro: Vila Horto Florestal
Endereço: Avenida 2 nº 572 - Centro
Telefone: (19) 3533.3744 / 3524.3861 /3524.2154/ 3524.7916
Caixa Postal 29 - 13.500-970
feenarioclaro@yahoo.com.br


HORTO FLORESTAL DE CAMPOS DO JORDÃO
Campos do Jordão (SP)
Criado em 1941, o Horto Florestal de Campos do Jordão possui 8,3 mil hectares de área preservada com uma vegetação de araucárias e coníferas. É uma ótima opção para quem quer passar o dia fazendo algo diferente das tradicionais atrações do Centro de Campos do Jordão, o Capivari. Tem churrasqueiras, lagos, bosques, pesqueiro, área de ginástica, viveiros de plantas, duchas, capela, ciclovia, restaurante, loja de artesanato e muitas trilhas.
Seu relevo montanhoso chega a 2.007 metros de altitude. A vista é ainda mais panorâmica do alto dos 12 metros da torre de madeira.

O Parque Estadual de Campos do Jordão é um dos 25 parques estaduais destinados à observação da natureza.
A Presença imponente da serra da Mantiqueira confere ao parque características muito especiais. Seu relevo é bastante acidentado e sua área repleta de nascentes de água. Tudo isso, somando ao clima e à vegetação exuberante, faz do Parque Estadual de Campos do Jordão – SP um lugar com paisagens belíssimas.

O Parque Estadual de Campos, mais conhecido como Horto Florestal, fica a 13 quilômetros da Vila Capivari e é considerado o parque estadual mais antigo do País. Em suas matas (remanescentes da Mata Atlântica), é possível observar animais como a onça suçuarana, esquilos, quatis e o papagaio-de-peito-roxo, pássaro ameaçado de extinção. Há ainda uma diversidade de trilhas que passam por cachoeiras e florestas de araucárias, um centro de exposições, um viveiro de plantas, lagos para criação de trutas, um centro de educação ambiental e uma área para piqueniques.




TRILHAS E CACHOEIRAS DO HORTO FLORESTAL:
• Cachoeira da Gargalhada: Plana com 4,5 quilômetros,pode ser percorrida até por quem não tem lá muito preparo físico.
Campos do Tímoni (trilha): Íngreme, exige condicionamento em trekking. No final, a 1700 metros de altitude, vê-se a região coberta por araucárias.
• Trilha do Rio Sapucaí: Relaxante,o trajeto alterna-se entre campos e matas, acompanhando a correnteza do rio.
Cachoeira da Celestina: Pesada,só deve ser feita por quem está habituado a esforços físicos - e junto com guias especializados. Gastam-se cinco horas para subir os 8,5 quilômetros, a 1.910 metros de altitude.
Trilha das Cinco Pontes:Tranqüila,ótima para crianças,desde que acompanhadas por adulto. No caminho há bonecos inspirados no sítio do Pica-pau Amarelo. Nesta caminhada há pontes pênseis sobre o Rio Sapucaí, então cuidado garotada!

É cobrada taxa de entrada. Informações: (12) 3663-3762 e (12) 3663-1977


HORTO FLORESTAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Feira de Santana (BA)

A Unidade Experimental Horto Florestal – UNEHF- foi incorporada ao Patrimônio da Universidade Estadual De Feira De Santana em março de 1997 a partir de um convênio com a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária – SEAGRI. Sua área total é de 33.555,69 m2, encontra-se a uma latitude de 12º14’21"537S; longitude de 38º58’46" W; elevação de 258 metros.

Constitui-se um Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão ligado ao Departamento de Ciências Biológicas da UEFS, onde são realizadas atividades nas áreas de Fisiologia Vegetal, Botânica Econômica e Preservação de Recursos Genéticos Vegetais, principalmente com plantas medicinais, fruteiras e ornamentais do semi-árido do Nordeste do Brasil.

Em maio de 1998 foi inaugurado dentro da área do Horto Florestal – UEFS o Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais – LCTV. A partir do início de 2002 entrou em atividade o Laboratório de Ecofisiologia em um dos módulos já existentes dentro da unidade. Neste mesmo período foi inaugurado mais um módulo de trabalho, onde estão instalados o Laboratório de Extração de Produtos Naturais, o Laboratório de Germinação, que conta com uma Câmara Fria para conservação de sementes, e o Laboratório de Ecologia Evolutiva.

O Horto Florestal conta ainda, com um espaço para atividades acadêmicas, permitindo o oferecimento de aulas de pós-graduação, cursos e palestras. Há ainda, viveiros telados com diferentes níveis de luminosidade, que comportam mudas de diferentes espécies, para trabalhos de pesquisa ou produção.

Horto Florestal: LCTV (75) 3625-2300
Outras informações: http://www.uefs.br/portal


HORTO MUNICIPAL DE LINS (SP)
 É de muita importância para a cidade de Lins, o Horto Florestal, pois é onde são produzidas mudas ornamentais cedidas para a manutenção de praças, jardins, roteiros turísticos e jardins de escolas, de essências florestais da flora regional para os reflorestamentos e de espécies adequadas à arborização urbana.
O Horto Florestal também fornece mudas para o Programa Bosques Urbanos que é a recomposição vegetal das Áreas de Preservação Permanente dos cursos d’água que cortam o município.

Para a produção dessas mudas, é disponibilizada uma área de mais de 3000m² e uma casa de vegetação com sistema de irrigação além de mão de obra técnica especializada.
O Viveiro de Mudas do Horto Municipal produz anualmente, em média, 10.000 mudas, envolvendo espécies destinadas à arborização urbana e para reflorestamento. Entre as espécies para passeio público, encontram-se as seguintes espécies: jacarandá mimoso, oiti, pata-de-vaca, aroeira-salsa, aroeira-pimenteira, eritrina, ipê-branco, acássia chuva-de-ouro, coqueteleira, canelinha e quaresmeira. As demais espécies, além destas, destinam-se a reflorestamentos.

Escolas municipais iniciam visitação no Horto Municipal de Lins
Neste dia 1 de abril iniciaram-se as visitas das escolas municipais ao Horto Municipal de Lins, onde as crianças puderam conhecer a Trilha Ecológica, aprender sobre reciclagem e também vivenciaram experiências no viveiro de mudas.
Contando também com a ajuda de estagiários de Biologia e Engenharia Ambiental para interagir com as turmas que são acompanhadas pelos monitores estagiários durante todo o percurso da trilha, são passadas algumas informações sobre fauna e flora local, seguindo assim para o Centro de Educação Ambiental onde o guia explica sobre reciclagem e o tempo de decomposição dos materiais, passando também pelo viveiro de mudas onde pode ser visto como é feito o plantio e manutenção das mudas.


CEA (Centro de Educação Ambiental)
O Centro de Educação Ambiental tem como seu principal objetivo o incentivo de estudos e pesquisas sobre a flora, possibilitar atividades ecológicas educativas aos alunos das redes de ensino público e particular, e ao público em geral. Busca a consciência, a sensibilização dos participantes da atividades com relação ao meio ambiente e a importância dos diferentes ecossistemas, da necessidade de sua preservação e conservação como objetivo da melhoria das condições de não só do homem, mas de todos os seres vivos do Planeta.

Novo Horto Municipal de Lins - Rua: Arquiteto Luiz Saia, 1930 - Vila Irmãos Andrade - Lins/SP - Cep: 16400-748 Fone/Fax: 55 14 3532-4318 – Link: http://www.lins.sp.gov.br/novohorto/horto.html


HORTO MUNICIPAL DA BARREIRINHA
Curitiba (PR)

Coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SMMA, é o responsável pela pesquisa e produção de mudas de árvores, arbustos ornamentais e frutíferas silvestres de várias espécies, em sua maioria nativas. Essas mudas são para o plantio de ruas, recuperação de áreas degradadas e adensamento de parques e bosques. 

Horto Municipal da Barreirinha é um departamento da Secretária Municipal do Meio Ambiente de Curitiba e esta localizado na Av. Anita Garibaldi, anexo ao Parque da Barreirinha.
Assim como o Horto do Guabirotuba, o mais antigo horto de Curitiba trabalha para que sejam fornecidas toda a infra-estrutura necessária aos projetos paisagísticos dos logradouros da capital paranaense. O Horto da Barreirinha completou em 2009 cinquenta anos de existência, contabilizando neste período aproximadamente 4 milhões de mudas de árvores produzidas.

 Uma área de 275 mil m², com três lagos, foi transformada em parque em 1972. Sua flora é repleta de araucárias, aroeiras, canelas, bracatingas, pés de erva-mate e outras espécies nativas. Aves e pequenos animais também frequentam o parque.

Anexo ao parque está o Horto Municipal,  onde se desenvolve pesquisas científicas e produção de espécimes vegetais. As instalações do parque também incluem biblioteca infantil, cabana rústica, lanchonete e churrasqueiras.

O bairro da Barreirinha, onde fica o parque, é marcado por contribuições culturais de imigrantes poloneses. A região fazia parte de um núcleo colonial polonês, no início do século 20.

Horário de funcionamento 07h às 11h30 e 13h às 17h30. Endereço: AVENIDA ANITA GARIBALDI, 5550 Bairro: BARREIRINHA - Telefone: (41) 3585-3171


HORTO FLORESTAL DE CANTAGALO
Cantagalo (RJ)
O Horto de Cantagalo, com uma área de 32 ha, tem um potencial de produção de mudas de 60.000 unidades por ano. Possui encosta reflorestada à época de criação do IEF/RJ, sendo hoje muito visitada por animais silvestres e servindo para excursões de escolas locais. O horto conta com 4 funcionários.

Endereço:
Rua Maria Zulmira Torres, s/nº, Cantagalo/RJ
CEP: 28500-000


HORTO FLORESTAL DE TRAJANO DE MORAIS
Trajano de Morais (RJ) 
O Horto de Trajano de Morais possui uma área de 17,7 ha, conta com 14 funcionários e produz 110.000 mudas por ano. Na área do horto foi plantado um arboreto que serve como área de coleta de sementes, sendo indicado para visitas escolares e educação ambiental.
Endereço:
Estrada da Represa, s/nº, Trajano de Morais/RJ 
CEP: 28750-000



HORTO FLORESTAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ALTO
São Sebastião do Alto (RJ)




O Horto de São Sebastião do Alto, com uma área de 27,7 ha, produz 110.000 mudas por ano e possui uma área experimental com plantio de seringueira (pés francos). O horto conta com 14 funcionários. 
Endereço:
Rua Francisco Salesiano Pinto, s/nº, São Sebastião do Alto/RJ. 
CEP: 28550-000



HORTO FLORESTAL DE SANTA MARIA MADALENA
Santa Maria Madalena (RJ)
O Horto de Santa Maria Madalena, com 34 ha de área, possui orquidário, matrizeiro de rosas e foi recentemente reformado. A produção anual é de 150.000 mudas e conta com 15 funcionários, sendo uma atração turística daquela cidade da Região Serrana.
Endereço:
Estrada da Itaporanga, s/nº, Santa Maria Madalena/RJ. 
CEP: 28770-000



HORTO FLORESTAL DE GUARATIBA
Guaratiba (RJ)
 Com uma área de 36 ha o horto de Guaratiba tem uma produção anual de 20.000 mudas.
Endereço:
Estrada da Matriz, 4.408 - Guaratiba/RJ
CEP: 23020-710·.










HORTO FLORESTAL MUNICIPAL DE GUAJUVIRA
Araucária (PR)


O Horto Florestal Municipal de Guajuvira, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Araucária completou seu trigésimo aniversário em 2009. No local são produzidas cerca de 180 mil mudas por ano, entre espécies nativas e exóticas.

No ano passado, o Horto Florestal forneceu uma média de 125 mil mudas de plantas. De acordo com o coordenador do órgão, João Aroldo Rocha, qualquer munícipe pode solicitar, gratuitamente, até 50 mudas das espécies exóticas ou nativas cultivadas no Horto Florestal.

“O morador de Araucária, mediante apresentação de um comprovante de residência, pode dispor sem custo nenhum de até 50 mudas de plantas por ano. Se a pessoa precisar de mais, o custo de cada muda adicional é de apenas R$ 0,20”, detalhou Rocha.

Segundo o coordenador, apenas o pinheiro-do-paraná é fornecido gratuitamente para moradores de outros municípios, as demais plantas tem o custo de R$ 0,50 por exemplar.
O Horto Florestal Municipal integra o roteiro de Turismo Rural Caminhos de Guajuvira.
O horário de visitação para aquisição de mudas é de segunda a sexta-feira das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. E, aos sábados durante o roteiro do Turismo Rural.
 Agenda-se visita orientada nas terças feiras.

Endereço:
Distrito de Guajuvira, zona rural de Araucária (PR), a 10 km da Rodovia do Xisto, sentido Lapa.
Telefone: (41) 3647-1112.

HORTO MUNICIPAL DE TAPERA
Tapera (RS)


Distante 2 km da cidade, fica localizada na saída do município em direção à Lagoa dos três Cantos - Área de lazer, onde existe um viveiro de mudas de plantas nativas e uma horta municipal.
O Horto Florestal, área verde produtiva da Prefeitura Municipal de Tapera, está em sua capacidade quase plena na produção de hortigranjeiros. Agora, parte para a produção de ovos com 100 galinhas poedeiras, vai incrementar a produção de mudas dos hortigranjeiros, árvores nativas e ornamentais além de flores.

O trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento tem a assistência técnica permanente de um Técnico Agrícola e sua produção de hortigranjeiros abastece as escolas municipais. Dentro da necessidade de cada uma, solicitam os produtos. Cultiva-se ali alface, beterraba, repolho, cenoura, brócolis, temperos, entre outros que vêm nutrir uma alimentação cada vez mais saudável nas escolas. Na parte das frutas o forte ainda se mantém com a laranja que as escolas utilizam para fazerem o suco natural para o lanche.

A pequena estufa onde são produzidas as mudas será ampliada para aumentar também a área cultivada, afirmou o Secretário responsável  pelo trabalho do Horto, Ivaldo Corazza. Segundo ele, será incrementado também o cultivo de mudas de árvores nativas e ornamentais hoje já existente. Estas mudas, que já são uma característica do Horto, estão ao alcance da comunidade, das escolas e locais que a Administração cuida, como prédios públicos, avenidas, ruas e trevo. Só no Dia Mundial do Meio Ambiente foram distribuídas 1.300 mudas em frente ao Mercado da Cotrisoja e Polícia Rodoviária Estadual. A entrada do Horto será reflorestada com mudas de árvores nativas, dando um novo visual ao lugar.

Flores – A produção de flores para as necessidades do município já saem em 50% do Horto. Segundo Ivaldo a produção será incrementada com a meta de Tapera produzir 100% das mudas de flores que necessita.


Distante 2 km da cidade, fica localizado na saída do município em direção à Lagoa dos Três Cantos.


HORTO FLORESTAL BURLE MARX
Guarulhos (SP)
São aproximadamente 300 mil metros quadrados de área verde, com ar puro, nascentes de água cristalina e muito verde. Desconhecido por muitos guarulhenses, o Horto Florestal Burle Marx, em Bonsucesso, abriga vegetação variada e produz mudas para praças, jardins e parques da cidade.  O lugar foi inaugurado em 1981, mas nunca ficou aberto ao público.

Em abril de 2000, a prefeitura passou a permitir visitas monitoradas de escolas da cidade. A proposta consiste em estimular a consciência ecológica das crianças. Para receber a garotada, o parque passou por algumas modificações. Os banheiros foram reformados, a sede pintada e instalaram-se bancos e mesas para a "hora do lanche". Em breve, o Burle Marx deve ganhar espaço para a exibição de filmes educativos sobre a natureza.

Por enquanto, o horto continua fechado ao público. "Seria preciso estrutura bem maior para abrir o local à visitação", explica o secretário. No entanto, a secretaria agenda visitas monitoradas para grupos. Há outros projetos na área, em fase de instalação. Uma parte do lugar deve ficar reservada para hortas de verduras e legumes, a serem distribuídos para entidades carentes. 

Roteiro - Durante o passeio ecológico, a criançada conhece o processo de crescimento de uma árvore. Primeiramente, as sementes são recolhidas pelos funcionários de árvores do horto ou da vegetação nativa. Em seguida, são plantadas no "sementeiro" - com terra, areia e esterco - e recebem iluminação natural indireta. Todas têm placa de identificação, com nome e data de plantio.  Quando atingem certo tamanho, as mudas passam para o "berçário", onde ficam a maior parte do tempo na sombra. Já crescidas, as plantas vão para os jardins, parques e praças da cidade ou acabam doadas pela Secretaria do Meio Ambiente. Muitas vezes, o número de mudas é maior do que a procura. Nesse caso, as espécies permanecem no horto e tornam-se produtoras de sementes. 

No Burle Marx, também se encontram espécimes de pau-brasil, identificados com placas. "Pretendemos fazer um bosque só com essa árvore", explica a bióloga Adriana Olano, que integra a equipe da secretaria do meio ambiente. 

Trilha - Foram plantados bosques de bambu e palmiteiras no parque. Na visita monitorada, a garotada aprende a idade certa para tirar o palmito e a importância de repor a árvore depois do corte.

O passeio termina em uma trilha pela mata atlântica, ao redor do horto. O percurso tem quase 1.500 metros de extensão. Com silêncio e sorte fica possível observar alguns moradores da mata, como serelepes, pequenos roedores, lagartos e cobras. Antes de ir embora, os estudantes plantam uma muda, que recebe uma placa com o nome de sua escola e a data do plantio.


Estr. do Morro Grande, s/n° - Água Azul - 2441-4696
Aberto ao público das 8 às 17h (somente visitas monitoradas).






Material produzido por Antonio Carlos Cunha, em Maio de 2010, para o
Movimento pela preservação do Horto Florestal Padre Rambo em sua área mais próxima à Estação Unisinos do Metrô.