Mata viva na cidade

Mata viva na cidade

História do Movimento

Vizinhos do Horto Florestal promovem mutirão de limpeza.

Na terça-feira, dia 30 de setembro de 2008, estiveram reunidos na sede do Projeto Cidadão XXI, à Rua do Parque, 601 na Vila Duque de Caxias em São Leopoldo, os vizinhos: Mary, Serena, Antônio Carlos, Emerson, Derly, Nestor, Alberi, Ronaldo, Maristela, Mara e Gerson para iniciar um processo de mobilização da comunidade no senPublicar páginatido de dar um destino, preservar, limpar e valorizar a área limítrofe do Horto Florestal Padre Rambo recentemente desocupada e que está aberta, muito suja e degradada, vulnerável a novas invasões e vem se tornando muito perigosa à noite.
Foram atualizadas as informações sobre as atividades do Projeto Cidadão XXI, responsável pela recuperação da praça localizada entre o limite do Horto e a linha do Trem e que tem adiantados projetos e patrocínios para a utilização da praça e do campo de futebol localizado dentro do Horto, próximo à Av. Rubem Berta. Foram levantadas várias sugestões de destinação da área, como a implantação de um Jardim Botânico ou Parque, integrar a área ao contexto esportivo e cultural do Projeto Cidadão XXI, etc.
Da reunião foram retiradas as seguintes decisões:
a. Marcada a data para um mutirão comunitário de limpeza a ser realizado no sábado, dia 18 de outubro, a partir das 13 horas. O mutirão visa, além da limpeza, integrar e conscientizar a comunidade na defesa da área pública que é de preservação ambiental.
b. Convidar mais pessoas e algumas autoridades para a próxima reunião, marcada para o dia 7 de outubro, às 19h, onde se ampliará a discussão sobre o destino da área e serão distribuídas tarefas para a organização do mutirão de limpeza.

.................................................

Histórias recentes
A partir daquela reunião fizemos um ofício pedindo orientação à Secretaria do Meio Ambiente sobre a limpeza da área. Em seguida vieram muitos homens, caminhões e máquinas e fizeram uma limpeza profissional de todo o perímetro. Nem precisou fazer mutirão, e ainda choveu no dia marcado para o mutirão comunitário.  
A foto ao lado é do dia 29.10.2008. Observe a facilidade de acesso, até caminhões frequentavam o interior do horto.
Antes que a Fundação Zoobotânica obtivesse a retomada de posse do terreno, em setembro de 2008, ali queimavam fios à noite, desmanchavam motos e automóveis, amontoavam lixo. A remoção dos invasores foi feita de modo pacífico e organizado, algumas famílias foram reassentadas pela prefeitura e tudo acabou muito bem. O horto podia dar uma respirada, mas permanecia indefeso.

Bem nessa época, os vizinhos se reuniram e sob a liderança do pessoal do Projeto Cidadão XXI foram cavados buracos fundos sobre as duas entradas que havia. O fluxo de veículos no local diminuiu muito, mas ainda deixa marcas.


Marcamos para o dia 22/06, terça-feira, às 14h uma reunião na sede do Projeto Cidadão XXI, Rua do Parque n° 618, ao lado da área do Horto Florestal Padre Rambo próxima à Estação Unisinos que requer efetivas e imediatas medidas de preservação. 
Nosso objetivo é somar esforços no sentido de encontrar a melhor destinação para este precioso pedaço de mata de modo a proteger nascentes, animais e pássaros silvestres que ainda resistem em meio a zona tão densamente urbanizada.
Compareceram a esta reunião o Sr. Roque Tomazeli, Diretor Executivo do Parque Zoológico, o Engenheiro Agrônomo Felippe Simões Pires Netto, chefe da Seção das Áreas Verdes do Parque Zoológico, o Professor Larocca, representante do Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos, o Secretário Municipal do Meio Ambiente Darci Zanini, o Sr. Odi Silva, do Centro de Estudos Ambientais de Sapucaia do Sul, do Jornal VS, além de inúmeros representantes da comunidade vizinha e associações de bairro.
Um resultado objetivo da reunião do dia 22 de junho é o fato de que todas as pessoas e instituições ali reunidas manifestaram seu total apoio à idéia de preservação da área. Um segundo reflexo é a promessa de criarmos juntos um Grupo de Trabalho para debater a questão.
Este blog, de modo público e transparente, abre ao debate a questão de COMO preservar e o QUE fazer com a área. Transformá-la em Parque?, em Jardim Botânico? Em Horto Medicinal? Em horta comunitária? Esta decisão está em aberto mas está cada vez mais perto. 
A figueira centenária da foto precisa de cuidados urgentes, pois já tem até raízes expostas no barranco. Há muitos eucaliptos ameaçando cair por si mesmos sobre casas, ruas e fiações. Lugares que parecem até pitorescos durante o dia, à noite são um perigo. Precisamos começar a trabalhar em grupo.


Caminhada pelo Horto
No dia 10 de agosto de 2010 marcamos uma caminhada pelo Horto como parte do planejamento do Grupo de Trabalho que vai coordenar a destinação a ser dada a esta área.
Caminharam conosco o Sr. Roque Tomazeli, Diretor Executivo do Parque Zoológico, o Engenheiro Agrônomo Felippe Simões Pires Netto, chefe da Seção das Áreas Verdes  do Parque Zoológico, o Sr. Odi Silva do Centro de Estudos Ambientais de Sapucaia, a jornalista Alessandra Stieler, do Jornal VS, o fotógrafo Roberto Vinícius, moradores e representantes de associassões de bairro.
A matéria que reproduzimos abaixo saiu no Jornal VS no dia 11 de agosto de 2010.


Sociedade mobilizada pelo HortoMoradores da Duque participaram de caminhada e reunião pela natureza ontemalessandra stieler








São Leopoldo - Mora­dores preocupados com o Horto Florestal, na área localizada no bairro Duque de Caxias, estão mobiliza­dos para buscar auxílio pa­ra preservação do local. On­tem eles se reuniram com o diretor executivo do Parque Zoológico, Roque Tomazeli, e com o chefe da Seção das Áreas Verdes do Zoo, Felippe Simões Pires Netto, além de Odi Silva, do Cen­tro de Estudos Ambientais de Sapucaia do Sul.
Preservar e Conhecer
Durante a caminhada na área do Horto Florestal próxima à Es­tação Unisinos do trensurb, a moradora Mary de Oliveira, que coordena o Movimento Horto Preservado, falou que o obje-tivo da atividade é promover o conhecimento sobre a natureza na área. "Moro há 40 anos aqui e vi que ao longo desse tempo a população foi virando as costas para a natureza. Precisamos re­verter isso." Junto com o marido Antônio, Mary montou um blog (hortopreservado.blogspot.com) para informar sobre o trabalho. Á área pertence à Reserva Flores­tal Padre Balduíno Rambo, que conta com 830 hectares entre São Leopoldo e Sapucaia.
Grupo de trabalho deve ser criado
O Movimento Horto Pre­servado planeja a criação de um Grupo de Trabalho pa­ra coordenar a destinação da área, que atualmente está ser­vindo de refúgio, segundo os moradores, para usuários de drogas e também como de­pósito de lixo. "Temos que buscar uma solução para a área que concentra muita ri­queza natural e purifica nos­so ar diariamente", ressaltou Odi Silva, do CEA Sapucaia do Sul.

 






















E-mail do Movimento Horto Preservado resulta em matéria no VS e limpeza no Horto
O texto do e-mail:

Prezados amigos do Horto Florestal Padre Balduíno Ramos,

Esta correspondência tem por objetivo atualizar informações sobre a área do Horto Florestal em seu ponto limite com o Bairro Duque de Caxias em São Leopoldo, sempre vulnerável, ameaçada de doação para construção de uma vila popular, na iminência de invasão e abandonada pelas autoridades responsáveis, a ponto de virar depósito de lixo.
Imagens dizem mais do que palavras:



Tudo isto a cem metros da Estação Unisinos do Trensurb, a cem metros do Fórum de São Leopoldo, a quinhentos metros da Unisinos.
Esta área nobre, contendo nascentes que alimentam o córrego João Corrêa e o rio dos Sinos, abriga uma floresta viva, habitat de milhares de aves e animais silvestres. Está assim. Poderia ser um jardim botânico, — em todo o bairro Duque de Caxias não há uma única praça, embora seja um dos mais antigos bairros da cidade —, poderia ser um centro de estudos do ambiente natural, poderia conter uma horta comunitária, um viveiro de mudas, um santuário ecológico, poderia ser muitas coisas. Mas não tem cerca nem calçada, não recebe qualquer tipo de manejo ou atenção e agora virou depósito de lixo.
A direção da Fundação Zoobotânica mudou recentemente, a anterior mantinha conosco um compromisso de preservação da área, mas a atual não atende telefone, não responde nossos e-mails, não nos dá qualquer informação sobre seus projetos em relação à área. O que podemos oferecer aos amigos do Movimento Horto Preservado são as informações contidas no nosso blog e estas fotos tiradas ontem.
Esta mensagem está sendo encaminhada à direção da Fundação Zoobotânica com cópia para as diversas entidades e pessoas relacionadas abaixo, na esperança de que coisas novas aconteçam, coisas boas, limpeza da área, cercamento, implantação de projetos de gestão ambiental, transformação da área em espaço público seguro, estas coisas. E contamos com a sensibilidade dos senhores administradores da FZB para que contem com o nosso apoio no sentido de preservar esta área verde indispensável à qualidade de vida da região metropolitana.
Com cópia para:
Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul
Gabinete Digital do Governo do RS
Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do RS
Secretaria Municipal de Meio Ambiente - São Leopoldo
Setor de Gestão Ambiental da Unisinos
Centro de Estudos Ambientais de Sapucaia (CEA)
União Protetora do Ambiente Natural (UPAN)
Associação de Moradores do Bairro Duque de Caxias
Jornal VS
Retrans - Rede Transcultural Holista
Diversos políticos, empresários, ambientalistas e representantes de segmentos da comunidade vizinha ao local.
Para maiores informações e histórico do Movimento visite o blog do Movimento Horto Preservado no link: http://hortopreservado.blogspot.com/
Muito obrigado,
Movimento Horto Preservado

A resposta ao e-mail:

Horto Florestal vira deposito de lixo no bairro Duque de Caxias
Entulhos são jogados na Estrada do Horto, esquina com a Almirante Tamandaré
denise morato 
São Leopoldo - A Reser­va Florestal Padre Balduíno Rambo, conhecida co­mo Horto Florestal, entre São Leopoldo e Sapucaia do Sul, está virando local de depósito de lixo. Na Estra­da do Horto, esquina com a Rua Almirante Tamandaré, no bairro Duque de Caxias, em São Leopoldo, o cená­rio é de descaso com a área considerada como uma das principais reservas verdes da região metropolitana.
No local é possível en­contrar restos de material de construção, móveis, pa­pelão, sacos plásticos, lixo doméstico e animais mor­tos jogados.

Opções sobre como preservar 
O industrial Milton de Freitas, 50 anos, é testemunha da falta de conscientização da comunidade que diariamente despeja entulhos e lixo na re­serva. "Há cinco anos a situ­ação, mesmo com a intensa mobilização do Movimen­to Horto Preservado que há anos luta pela conservação da reserva, só vem piorando no que diz respeito à limpe­za e ocupação irregular, como o caso dos moradores de rua que invadem o horto", diz o industrial que acredita que a melhor solução para o local seria o cercamento da área e a implantação do ecoturismo. Recentemente o Centro de Estudos Ambientais (CEA) de Sapucaia do Sul começou uma mobilização pela preser­vação da área.

Limpeza será segunda-feira 
Conforme o diretor de Lim­peza Pública, Jair Rieth, ape­sar da constante limpeza e recolhimento de entulhos, de nada adiantam os esforços para manter o local limpo se não houver colaboração da comunidade. "Segunda-feira faremos a limpeza novamen­te, mas é preciso que a comunidade colabore, afinal é uma área que deve ser respeita­da." A reportagem do Jornal VS tentou contato na tarde de ontem como governo do Esta­do e Fundação Zoobotânica a respeito do problema, porém nenhum dos órgãos - respon­sáveis pela reserva - se mani­festou sobre o caso. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário