Mata viva na cidade

Mata viva na cidade

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Carta da UPAN ao Governador



Exmo. Sr. Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Tarso Genro
Exmos. Srs. Membros do Conselho Estaduao do Meio Ambiente – CONSEMA

Viemos através desta expor uma preocupação das populações locais de São Leopoldo e de Sapucaia, bem como da comunidade ambientalista do estado, com a perda programada de uma importante área florestal em Sapucaia do Sul e São Leopoldo.

São os fatos:
Está sendo realizada a transferência de 55 hectares da área da Reserva Florestal Balduíno Rambo, instituída com tal nome pelo então governador Olívio Dutra, para o pólo tecnológicoTecnosinos para que se instalem empresas nesta área.
Esta área não está cadastrada como uma Unidade de Conservação, porém tem uma função ecológica inestimável entre dois municípios em rápida urbanização desordenada. Passeatas de protesto estão sendo realizadas pela população local, e o assunto merece a atenção do Governo do Estado.

A alegação da prefeitura de São Leopoldo é que não há outra área para instalação destas empresas. E quando a floresta estiver derrubada e ocupada, para onde irão expandir? Sob o mesmo pretexto da falta de outra área irão aterrar banhados? Canalizar os rios? É importante que haja espaço para hortos florestais na cidade, a exemplo do que fazem países desenvolvidos. Se não há área em São Leopoldo, se busque área em outro município. O desenvolvimento tem limites, a área do município também.

As reivindicações que fazemos são:
1.     Que a Reserva Florestal Balduíno Rambo não seja afetada, mas que as invasões existentes ali sejam retiradas e a reserva seja devidamente cuidada pelo poder público;
2.     Que se encontre outra área para o Tecnosinos, que não envolva derrubada de matas nem tampouco aterro de banhados. Uma possibilidade que vemos seria a área emprestada ao exército, que se encontra logo ao lado;

Certos de vossa atenção para com os interesses da população gaúcha, nos subscrevemos
Manuel Strauch – coordenador da UPAN - União Protetora do Ambiente Natural - São Leopoldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário